quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eleições 2012: Promotor Dr. Wander Timbó pretende mediar debate entre candidatos a prefeito

Em entrevista exclusiva ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o promotor eleitoral da 41ª zona, Dr. Wander de Almeida Timbó falou sobre os pedidos de impugnações de  candidaturas nos municípios de Itapajé, Irauçuba e Tejuçuoca. De acordo com ele, em Irauçuba a Justiça Eleitoral não recebeu nenhum pedido de impugnação. Em Tejuçuoca, dentre outros pedidos, estão dos dois candidatos a prefeito, Valmar Bernardo e João Mota. Em Itapajé foram protocolados pedidos de impugnação dos candidatos a prefeito Batista Braga e Francisco Marques Mota, além da candidatura do presidente da câmara e candidato a vereador João Batista Lira. Segundo o promotor, a Justiça Eleitoral tem até o dia 05 de agosto para apreciar todos os pedidos. Ele esclareceu ainda que em casos de deferimento de pedidos de impugnações, os candidatos insatisfeitos com a decisão judicial ainda poderão recorrer em instâncias superiores. Até o último recurso seja esgotado os pleiteantes a cargo eletivo poderão seguir com suas campanhas eleitorais.


No que diz respeito a propaganda eleitoral, o promotor advertiu aos candidatos para que sigam com rigor as determinações da legislação. Ele aconselhou ainda que as propagandas sonoras, ou seja, em carros de som, sejam feitas sem abuso de volume. Na próxima terça-feira, dia 24, Dr. Timbó deverá se reunir com candidatos a prefeito e representantes de coligações para acordar os termos em que a propaganda eleitoral deve ser realizada. Na mesma reunião ele tentará elaborar, em consenso com as partes interessadas, um calendário eleitoral para a realização de comícios e grandes manifestações públicas, com a intenção de evitar confrontos entre partidários. 

Dr. Wander Timbó informou que qualquer cidadão poderá denunciar propaganda eleitoral irregular bem como a compra de votos. As denúncias devem ser feitas no cartório  eleitoral, localizado na rua Dom Aureliano Matos, nº 1758, ou diretamente na Promotoria Eleitoral, localizada na Ria São Francisco, ao lado do Banco do Brasil. Quanto a denúncias de captação ilícita de votos, terá peso maior acusações com provas matérias, como por exemplo, vídeos comprobatórios do crime eleitoral. 
Por fim o representante do Ministério Público afirmou que pretende mediar debates entre os candidatos a prefeito de Itapajé. Ele espera realizar o confronto de propostas na semana que
antecederá a eleição, mas isso dependerá de acordo preestabelecido entre os pleiteantes ao cargo de chefe do executivo.

0 comentários:

Postar um comentário