quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ELEITOR QUE NÃO VOTOU NO 1º TURNO TEM ATÉ AMANHÃ PARA JUSTIFICAR


Termina nesta quinta-feira (6) o prazo para que os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais deste ano justifiquem sua ausência. Para os que deixaram de comparecer às urnas apenas na segunda rodada, o prazo se estende até o dia 27 de dezembro.

Para justificar o eleitor precisa preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais de todo o País. O documento também pode ser baixado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Além do requerimento preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.


O eleitor que não votou e não apresentar justificativa não poderá retirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo, entre outras sanções. Após três votações, o eleitor que deixar de votar e não apresentar justificativa terá o título cancelado.

0 comentários:

Postar um comentário