sexta-feira, 14 de setembro de 2012

TRE indefere o registro de 70 candidatos a prefeito no Ceará



A desaprovação de contas de gestão pelo TCM foi o principal motivo para a aplicação da Lei da Ficha Limpa.
Por: Renata Magalhães

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará indeferiu o registro de 70 candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, com base na Lei da Ficha Limpa. A maior parte dos cancelamentos dos registros, cerca de 90%, foi consequência da desaprovação de contas de gestão pelo TCM.
Dos 108 recursos julgados para os cargos majoritários, 38 foram deferidos, sendo 12 por efeito de liminares do Tribunal de Justiça, TSE e STF.
A candidatura de vereadores também sofreu os impactos da Lei da Ficha Limpa. Dos 144 processos analisados pela Corte do TRE, 107 registros foram indeferidos e 37 deferidos. No total, dos 252 recursos relacionados à Lei da Ficha Limpa no Ceará, envolvendo os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, 177 foram indeferidos, e 75 deferidos.
A Corte do TRE do Ceará julgou 1.055 recursos de registros de candidaturas das zonas eleitorais de todo o Estado. Do total, 569 foram deferidos e 486 indeferidos.
Nesta sexta-feira (14/9) 25 recursos que ainda faltam ser julgados estarão em pauta na Sessão marcada para começar às 9 horas, no TRE.
Os trabalhos de geração de mídia para a urna eletrônica iniciam segunda-feira (17/9). Todos os candidatos, inclusive os que tiveram os registros indeferidos e recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão incluídos na urna para a eleição do dia 7 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário