Nas eleições de 2012, Tejuçuoca terá um acréscimo de mais dois vereadores, dessa forma o coeficiente eleitoral vai ser menor. Agora entenda como se dará isso.
Quociente eleitoral
Quociente eleitoral ou Coeficiente eleitoral é, em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras, o método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições proporcionais brasileiras (cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital e vereador). Este sistema é matematicamente.
Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior
Enquanto o quociente partidário é:
Determina-se para cada partido ou coligação o quociente partidário, dividindo-se pelo quociente eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração
Quociente eleitoral e quociente partidário
O Quociente eleitoral é definido pelo código eleitoral brasileiro como sendo:
Ou seja, se chamarmos de Qe o quociente eleitoral e de Qp o quociente partidário, temos:
e
O número de cadeiras obtidas por cada partido corresponde a parte inteira do quociente partidário. Caso a soma das cadeiras obtidas pelos partidos não seja igual ao total de cadeiras, as cadeiras restantes são divididas de acordo com o sistema de médias, também conhecido como distribuição das sobras.
Traçando como exemplo o ano 2008, o numero de eleitores foi de 12.689 eleitores sendo que 10.778 foram votos validos, dessa forma em torno de 85% dos eleitores tiveram votos válidos. nas eleições 2012 cerca de 14.334 eleitores estão cadastrados no TSE e utilizando a mesma proporção teremos em torno de 12185 votos válidos. fazendo o cálculo anterior temos:
Qe = 12185/11 = 1107 votos
Veja a distribuição detalhada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Quociente_eleitoral.
0 comentários:
Postar um comentário