sexta-feira, 6 de julho de 2012

TRE-CE registra cinco denúncias de infrações no 1º dia de campanha

Cinco denúncias de irregularidades foram registradas até às 17h30 no primeiro dia oficial de campanha política no Ceará, de acordo com a 2ª Zona Eleitoral do Estado, em Fortaleza. As cinco ligações denunciavam carros de som com volume acima do permitido, de acordo com a zona eleitoral que coordena a fiscalização de campanha.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, as denúncias serão encaminhadas à Justiça Eleitoral. O juiz decide se o infrator recebe apenas um alerta ou se paga multa. O valor da multa é estabelecido pelo juiz. 

A zona eleitoral diz também que a maior parte das ligações no primeiro dia de campanha foram dúvidas. A coordenação de fiscalização recebeu 70 ligações, 50 delas do interior do estado, para saber o que é permitido e o que é proibido durante a campanha. 

 Para denunciar irregularidades ligue 3219-1074. A coordenação de fiscalização alerta para que os denunciantes apurem informações como endereço onde se pratica a infração e o candidato que a pratica, para facilitar uma possível confirmação da irregularidade.

O que pode e o que não pode Aos candidatos é proibida a publicidade em bens públicos, inclusive postes de iluminação, viadutos, passarelas e paradas de ônibus. Também não é permitida a propaganda eleitoral em outdoors. “O TRE-CE dispõe de números telefônicos e e-mails especificamente para se noticiar infrações eleitorais em toda a cidade de fortaleza”, informou a promotora eleitoral Valeska Nedehf.

Os candidatos vão poder divulgar suas candidaturas em folhetos e impressos; podem fazer comícios das 8h à meia-noite, mas sem perturbar o sossego público com poluição sonora; as propagandas também podem ser feitas por alto falantes, amplificadores e carros de som, também das 8h às 22. A divulgação em muros, fachadas de comitês e veículos não pode passar de 4 metros quadrados. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa no dia 21 de agosto. 

 Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário