quarta-feira, 27 de junho de 2012

TEJUBODE vai movimentar R$ 2 milhões.

Está tudo pronto para este Município sediar, a partir de sexta-feira (29), e até o dia 1º de Julho, a 11ª Edição da TEJUBODE, uma das maiores feiras agropecuárias do Norte e Nordeste. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a Prefeitura de Tejuçuoca realiza o Evento, que acontece no Parque de Exposição. A abertura oficial acontecerá às 7 horas, com o cortejo de artistas vestidos como bonecos gigantes em forma de bode. Estarão presentes o Prefeito Edilardo Eufrásio e demais autoridades do setor agropecuário do Estado.

A tradicional feira de ovinos e caprinos espera atrair um público de 120 mil pessoas nos três dias de Evento. A estimativa é dos organizadores que apostam, ainda, no volume de negócios de R$2 milhões, em média.

Para Edilardo Eufrásio, a TEJUBODE tornou-se "um dos maiores eventos do Brasil", no setor da ovinocaprinocultura. "Esta festa projeta a cidade, aquece a nossa economia, viabiliza a abertura de novos negócios, gera emprego, anima a cidade e revela o bode, como principal atividade para o semiárido nordestino. A festa ganhou fama e a cada ano que passa só tem crescido", diz.

A TEJUBODE contribui, também, para o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar. "A feira foi fundamental no processo de desenvolvimento da cidade que descobriu na vocação do bode, que é rei em Tejuçuoca, a criação de ovinos e caprinos, uma nova fonte de renda. O comércio cresceu, assim como o artesanato do couro e o turismo ecológico", afirma o Gestor Municipal.

O Parque de Exposição da cidade recebeu melhoramentos. A parte interna e externa está com nova pavimentação, cobertura de alvenaria. O pátio principal das apresentações ganhou novas iluminações. "O investimento da Prefeitura garante segurança, comodidade, conforto aos visitantes, expositores, amantes da maior feira de caprinos e ovinos do Nordeste", acredita Eufrásio.

Este ano, quem visitar a cidade vai poder conferir pratos típicos produzidos pela culinária feita pelos integrantes da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos. Segundo a Presidente e Tecnóloga do Bolsa Bode, Carla Lima, 12 pessoas estão produzindo linguiça, hambúrguer e cafita (espetinho de carne moída) com carne de ovinos e caprinos. "São produtos preparados a partir de animais improdutivos, o chamado descarte. Todos esses embutidos estão sendo produzidos com o apoio da Prefeitura e esperamos aumentar a produção", explica Carla Lima. "Nossa grande preocupação é identificar as fêmeas que não procriam mais, e assim podermos aproveitar a carne para a produção de produtos genuinamente feitos à base da carne do bode e do ovino", explica a especialista.

Os jovens de Tejuçuoca participam do BOLSA BODE, um projeto de inclusão econômica e social que incentiva a criação de caprinos na zona rural, gerando trabalho e renda para os moradores das localidades. Durante os três dias do Evento, a Prefeitura apresentará projetos que estão mudando a vida no campo. O BOLSA BODE, que está na segunda turma, tem como objetivo realizar a expansão do rebanho em Tejuçuoca, onde o Projeto conta com a participação de 20 jovens com idade de 18 a 25 anos. A iniciativa conta com o apoio das famílias residentes na zona rural.

120 mil pessoas estão sendo esperadas para os três dias de Evento que inclui exposição de animais, shows musicais e degustação de pratos regionais.

INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal de Tejuçuoca.
Rua Mário Mamede, 498.
Telefone: (85) 3323.1156


0 comentários:

Postar um comentário